Seja bem-vindo. Hoje é

26 de mar. de 2009

AUTO DAS BARCAS (CANTO V)



Vou cumprindo o destino de pegar a barca da manhã
e a da tarde e a da noite e a da que não tem hora,
a que vem e a que vai
e a que não tem para onde ir
que certamente me levará pra Cagayan
no píer transoceânico dessa republiqueta filipina.

E nada se pode fazer.
Mas tudo o que se pode fazer
é o que se faz quando o estupro é inevitável.
A área voluntária para fumantes é inútil.
Eu, se tenho vontade de fumar, fumo simplesmente
como eu e minha amante fazemos amor
quando temos vontade de fazer amor.
Sou tabagista polivalente. Se não tenho desejo de fumar,
fumo o cigarro que meu companheiro do lado fuma
enquanto não estou fumando.

E aprecio o que há nisso de patética fraternidade
comum desse jeitinho nacional de ser passivo...
Assim como não é preciso comprar o jornal de hoje
para ficar sabendo que amanhã o mercado financeiro
vai operar com taxas mais elevadas...
Simplesmente porque isso está impresso
no jornal do usuário em transe do meu lado...


Afonso Estebanez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E-book